Criação de sites profissionais: tudo o que você precisa saber
Com o avanço das redes sociais atualmente, algumas empresas optam por se redirecionar apenas a elas e deixam de lado os sites.
Porém, o site costuma passar mais credibilidade e confiabilidade para clientes específicos. Nele você pode aplicar o design que tem a ver com a sua marca e criar o direcionamento que quiser. É o seu ponto central.
Obtém formas de pagamento direto na plataforma, publica seu produto e respectivos valores, descrições e detalhes. É uma maneira simples e efetiva de apresentar os seus serviços.
Há algum tempo atrás, criar um site poderia ser visto como algo difícil e que exigisse muito trabalho e empenho. Mas, muita coisa mudou e muda constantemente na internet.
Dessa forma, temos uma boa notícia para você, caro empreendedor: é acessível criar um site para a sua empresa!
E agora que você já sabe disso, vamos te dar informações sobre as etapas de criação:
Domínio
Conhecido também como URL, o domínio é a sua primeira etapa nesse processo.
Trata-se da identificação do seu site, ou seja, o nome escolhido para ser registrado. Através da URL, seus consumidores serão redirecionados para a sua página na internet.
Você precisa saber que ele é exclusivo e único. Não é possível registrar dois sites com o mesmo nome, por exemplo.
É necessário descobrir se a identificação nominal que você deseja está disponível.
Se não estiver, você pode optar por uma parecida ou até mesmo entrar em contato com o dono do domínio utilizado e tentar compra-lo ou entrar em algum acordo.
Hospedagem de site
É um servidor que vai armazenar as informações e seu site em si na internet.
Simplificando, esse servidor é um tipo de computador que guarda arquivos e respectivamente compartilha isso com outros computadores.
Se achou complicado, há muitas empresas de hospedagem por aí que podem e devem te ajudar.
Basta realizar uma pesquisa de mercado e decidir qual delas está mais apta para solucionar seus problemas.
Design
O design fica por sua conta. Você pode obter ajuda, mas as ideias partirão de você e da mensagem que quer passar.
Pense nas cores que você já usa na sua empresa, e se ainda não estabeleceu isso, procure escolher quais se adaptam mais.
Se você escolheu e o resultado não foi como o esperado, contrate uma agência de comunicação. Se preferir, vá direto à um ótimo designer e ele vai resolver isso para você.
- Lembre-se que, seu site é como um cartão de visitas digital. A aparência chama atenção, assim como as informações inseridas.
- Fotos, fontes e cores são de extrema importância. É preciso condizer com a sua proposta e combinar entre si.
- Não poupe tempo e gastos para a sua página. Se ela for memorável e impactante, seus visitantes não vão esquecer.
Foco
Seu site deve ser preciso e determinado com estratégias de divulgação.
Então, não coloque milhares de links e informações desnecessárias se quiser poupar o tempo do seu cliente.
Além de, ter a possibilidade de confundir seu consumidor que não está acostumado com tantos direcionamentos e acabar perdendo-o.
Letras visíveis, ícones chamativos… vá direto ao ponto e envolva a atenção das pessoas que estão visitando.
Outro item importante, é o carregamento da sua página. Não esqueça de testar e verificar o funcionamento da mesma, pois se for longo, seus clientes acabam perdendo a paciência e procuram outro site para atender as expectativas.
Conteúdo
Sem um conteúdo de qualidade, seu site não vai crescer. É um fato reconhecido.
Como ter um conteúdo de qualidade?
>>> Faça pesquisas a fundo sobre as áreas que abrangem o seu conteúdo. Saiba o que está sendo procurado pelos seus visitantes, o que eles estão pedindo ou simplesmente inove.
O site possibilita um contato rápido e eficiente. Melhore cada vez mais o atendimento, e se possível, tenha um chat em tempo real para tirar as dúvidas na hora exata que forem feitas.
>>>>Coloque todos os meios de contato disponíveis que a sua empresa disponibiliza e os organize numa área visível e atrativa, para evitar tempo.
Quando você foca no atendimento e no que os seus consumidores estão solicitando, fica mais fácil de receber feedbacks – sejam positivos ou negativos.
Publique
Finalmente ajustou o site?
Fique à vontade para publicar e compartilhar com toda a internet.
Publique nas suas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter ou qualquer outra mídia que você utilize.
Leia sobre técnicas de SEO para seu site ser mais visitado e alcançado. Se não tiver sucesso nessa etapa, contrate um profissional. Nós garantimos: não tem erro.
E é claro, que como a maioria dos processos, demora um pouco para surgir efeito. Mas não se desespere! Não vai ser do dia para a noite que seu site vai ser visitado por milhares de pessoas.
Por trás de uma página muito visitada diariamente, há vários planos e estratégias acontecendo. Estabeleça o que quer seguir e faça muitos testes.
Manutenção
Atualize sempre o seu site! Depois de pronto, não pare de fazer postagens. Não fique muito tempo sem postar, pois, diminuirá a visibilidade e otimização da página.
A manutenção é aliada do conteúdo. Sendo assim, faça um cronograma de posts. Notícias, dicas, entretenimento, textos, humor, entrevistas… tudo o que envolva o seu negócio.
Anuncie
Depois que o seu site estiver como você planejou, não espere para anunciar! Seja em mídias digitais ou tradicionais, o anuncio é uma etapa muito importante e que deve ser valorizada.
Por mais que você priorize o engajamento orgânico, os anúncios não devem ser descartados.
Através deles, você pode obter fidelidade de outros clientes que conheceram sua página em um anuncio, mas se identificaram e viraram consumidores em potencial.
E aí? Um site realmente gera crescimento para a empresa, não é mesmo?!
Independentemente do seu nicho de mercado, o site vai te ajudar a criar uma identidade única e acessível para a sua clientela visitar.
É uma ferramenta útil e essencial para quem deseja alcançar um espaço ilimitado no mercado digital.
Crie o seu site, sozinho ou com a ajuda de um profissional, personalize da maneira que for mais apropriada para você, faça todos os ajustes e planos. E por último, mas não menos importante: faça bons negócios!
Artigos recomendados

Empresas de comunicação digital: por que e quando procurá-las?
6 de setembro de 2018

Cursos online gratuitos para fazer durante a quarentena
23 de março de 2020

8 Dicas para gestão e monitoramento de mídias sociais da sua empresa
28 de setembro de 2018