Desenvolvimento de logotipos: como escolher a empresa certa

Em meio a um mercado concorrido, as empresas buscam se destacar da melhor forma possível para garantir o seu lugar e respectivamente o sucesso.

Para obter seu espaço, os empreendedores precisam de uma ideia inovadora. Não dá para arriscar em propostas que seguem os mesmos métodos e que as pessoas já estão cansadas de ver.

Para empreender, você tem que estabelecer um processo criativo. Se você copiar uma ideia, vai ser só mais um na multidão.

E é por isso que todos os detalhes devem ser analisados para não ter dúvida de colocar o seu plano em prática.

Dessa forma, vamos abordar o preparo inicial e indispensável para quem quer criar a sua marca. Estamos falando de um logotipo, esse item que muitos acham simples de criar. Mas na verdade, ele é a identidade visual que remete à sua empresa.

Desenvolvimento logotipos

criação de logo

Encontre uma empresa qualificada

Você deve investir tempo na procura de um designer gráfico eficiente e que cumpra os seus requisitos. Não escolha aquele que realiza um trabalho mais ou menos só porque está cansado de procurar.

Converse, teste, peça-o para apresentar seu trabalho, propor novas ideias, interagir com você. Quanto melhor o profissional captar a sua ideia, mais rápido será o processo de criação.

E como encontrar esses serviços?

Encontre uma agência de comunicação e ela te levará até ele. Se preferir diminuir os gastos, você possui a opção de contratar um profissional autônomo.

Mas como descobrir se a empresa é boa?

O método mais rápido é procurar por indicações e referências. Faça uma busca na internet e veja qual possui uma classificação boa, notoriedade e transmite confiança.

Uma empresa que zela pela boa reputação costuma ser mais confiável, onde em pouco tempo se torna visível a preocupação que a mesma tem com seus clientes, com seu produto e o futuro da marca.

Entretanto, se você precisar fazer uma avaliação a partir dos seus conhecimentos para decidir se contrata ou não os serviços, nós vamos te dar algumas dicas que as empresas de comunicações devem seguir:

Personalidade

Um logotipo é a personalidade da empresa. É ele que compartilha a mensagem que você deseja passar.

É o seu cartão de visitas, a primeira impressão que os seus consumidores carregam.

Não é fácil escolher de uma hora para outra, mas com muito cuidado e análise você vai obter.

Imagine um significado para a sua empresa. Pense em como torna-lo visível ou real dentro do seu logotipo.

Sinta-se na pele do seu cliente, imagine o que capta a sua atenção, o modelo mais atrativo de percepção.

Por mais que você saiba qual é a sua proposta e como quer reproduzi-la, faça uma avaliação da empresa com perguntas simples como, por exemplo:

  • Qual é a mensagem da minha empresa?
  • O que as pessoas devem pensar a partir do meu logotipo?
  • O meu logotipo condiz com o meu empreendimento?
  • Vai me trazer diferenciação dos concorrentes?
  • Tenho absoluta certeza que quero carregar essa identificação visual?
  • É uma ideia convicta ou há possibilidade de mudança ao longo do tempo?

Responda essas perguntas, faça anotações em relação as mesmas.

Lembre-se: o seu logotipo vai permanecer com você todo o tempo. Você não pode troca-lo a hora que quiser, pois seus clientes terão dificuldade para reconhecer e podem confundir com outra marca.

A importância das cores

cores do logotipo

Nem todos sabem, mas as cores carregam um grande simbolismo. Elas dizem muito sobre a personalidade, estado espiritual, emoções, sentimentos e diversas outras áreas que nos rodeiam e as incluem.

No logotipo, elas também devem ser aliadas da mensagem que você deseja passar. Isso mesmo, as cores devem ser utilizadas com cautela.

Quando o cérebro recebe o conjunto de cores, idealiza uma imagem. Nela, seu cliente obtém uma percepção do que é sua marca.

Sendo assim, ocorre uma dedução de fatos que envolvem a sua empresa. Desde o preço do seu produto, a qualidade, a recepção e por aí vai.

Estude a forma que você quer causar uma reação no seu consumidor ou o público que quer focar.

Apesar de cada cor ter seu especifico significado, quando são misturadas de forma errada, podem se desvincular.

Se você se interessou pelo assunto, saiba que a Psicologia das Cores realiza esse estudo e suas teorias são comprovadas.

A seguir, selecionamos as principais cores para explicar um pouco mais:

  • Amarelo: iluminação, criatividade, atenção, otimismo.
  • Laranja: prosperidade, aquisição, confiabilidade.
  • Vermelho: liderança, urgência, estimuladora do apetite.
  • Verde: energia, natureza, tranquilidade.
  • Azul: confiança, seriedade, intelectualidade.
  • Roxo: inspiração, sabedoria.
  • Marrom: disciplina, integridade, maturidade.
  • Rosa: sensibilidade, desejo.
  • Preto: sofisticação, objetividade.

Tipografia

escolha das fontes

Assim como a logo, a tipografia faz parte da identidade visual. É comum subestima-la como apenas uma fonte, pois é a partir dela que o seu design cria autonomia.

As fontes dizem muito sobre a sua marca. Você pode optar por uma fonte que seja mais fácil de ler, ou uma mais difícil. Assim como, pouco ou muito espaçamento entre as palavras.

Letras com volume, delicadeza, sobriedade. Simulações de molduras, efeitos diversos. Há muitas diversificações.

Preze por uma fonte que gere boa leitura, compreensão e visibilidade. As pessoas querem uma experiência eficaz e prazerosa.

Inicialmente, não parece uma decisão longa. Porém, você se depara com milhares de fontes que se encaixam para a sua logo e a indecisão pode surgir.

Simplificando, a tipografia é dividida em 4 partes. São elas:

  1. Serifada: tradicional, estética básica.
  2. Sem serifa: moderna.
  3. Script (simula escrita à mão): elegância.
  4. Display (simula enfeites): decorativas.

Selecione a melhor no seu ponto de vista, e se possível, teste todas para ver o resultado e comparar. Alie ao seu empreendimento e veja qual combina.

Você já está pronto para unir essas dicas e usá-las a seu favor?

Não desperdice a chance de ver sua empresa crescendo, tendo resultado. Esses princípios são básicos para nascer uma marca comprometida, que se preocupa com a sua visibilidade.

Além de oferecer o melhor para os seus clientes. Faça o primeiro contato do seu consumidor com a sua empresa ser único. Mostre que você é diferente da concorrência e se importa com o que ele está vendo.

Se você seguir essas dicas, seu logotipo vai ser um sucesso e vai chamar atenção de todos que verem.

Agora é com você! Entre em contato com uma agência de comunicação com um portfólio de qualidade e desfrute dos serviços que colocarão sua empresa no mercado.

Se ainda precisa de ajuda, confira nossa matéria especial sobre Consultoria de Marketing para pequenas empresas.


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